Forward Química

Empresas de PG vencem etapa paranaense do MPE Brasil

Empresas de PG vencem etapa paranaense do MPE Brasil

Forward Química do Brasil conquistou o prêmio na categoria ‘Indústria’, enquanto a Bulek Contabilidade ficou em primeiro lugar na categoria ‘Serviços’.

Oito negócios paranaenses são os vencedores do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil Ciclo 2016 – Etapa Paraná. O resultado foi divulgado na terça-feira (07), e a cerimônia de premiação está marcada para a manhã do dia 20 de fevereiro, no Sebrae/PR, em Curitiba. As vencedoras são: Washington do Brasil, de Arapongas, na categoria Comércio; Forward Química do Brasil, de Ponta Grossa, e Metal Solution, de Londrina, na categoria Indústria; Bulek Contabilidade, de Ponta Grossa, e ITAC, de Curitiba, na categoria Serviços; Labore Saúde Ocupacional, de Maringá, na categoria Serviços de Saúde; SWA Sistemas Acadêmicos, de Medianeira, na categoria Serviços em Tecnologia da Informação; e Dom Sollievo Hotel, de Telêmaco Borba, na categoria Serviços de Turismo.

A excelência na gestão de micro e pequenas empresas, com base no Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), proposta que o Sebrae incorpora em sua estratégia, é o que levou as empresas a conquistarem o MPE Brasil. “Com o Prêmio, a empresa ganha em visibilidade e credibilidade, demonstrando que fatores importantes como qualidade, excelência em gestão, inovação e produtividade ambientam sua estratégia de mercado”, afirma a consultora do Sebrae/PR, Luciana Nalon.

No Paraná o MPE foi implantado em 2004, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), com apoio do Sebrae/PR. Para participar do Prêmio, basta se enquadrar como micro ou pequena empresa – com faturamento anual máximo de R$ 3,6 milhões – e manifestar interesse na disputa. Nesta edição, foram 1,9 mil inscritos, dos quais 1.420 responderam um questionário pelo site. No total, 177 empresas alcançaram mais de 70 pontos no MEG e 42 entregaram a documentação obrigatória. Destas, 16 foram classificadas para a fase final. A análise de avaliadores nas empresas comprova o que foi informado pelas mesmas na inscrição, configurando uma importante etapa do julgamento.

“Nem todas inscritas cumprem as exigências para participar da competição. As selecionadas, mesmo que não sejam finalistas, avançam em processos e gestão, o que reflete nos resultados das empresas. ”, observa Nalon.

Sucesso

Finalista por três anos, a SWA Sistema Acadêmicos, de Medianeira, no oeste do Paraná, conquistou nesta edição o reconhecimento que almejava desde quando começou a participar do MPE Brasil, em 2012. “Entendemos que o MPE é um balizador. A cada ano que aplicamos o questionário, conseguimos entender onde estão as ‘feridas’ que temos que curar. Assim, a cada participação promovemos ajustes e crescemos. Hoje, nosso gráfico de lucratividade evolui junto com os processos de gestão e isso devemos a todos os nossos colaboradores e instituições que, como o Sebrae/PR, nos apoiaram nessa conquista”, destaca Leandro Scalabrin, um dos sócios da SWA.

A franqueada da cidade de Arapongas, no norte do Estado, da Washington do Brasil, uma academia de língua inglesa, participa pela segunda vez da premiação. Em 2015, “bateu na trave” e ficou entre os finalistas. Em 2016, sagrou-se campeã paranaense na categoria Comércio. Siddhartha Octávio da Costa, diretor executivo da empresa, conta que o prêmio será compartilhado com toda a equipe, que se comprometeu em adotar as boas práticas de gestão.

“Todos os colaboradores desempenharam o seu papel, em cada um dos setores da empresa. O Prêmio mostra que estamos no caminho certo e, nossa expectativa inicial era melhorar o trabalho de gestão e das competências administrativas. Além do reconhecimento, o Prêmio oferece a oportunidade de conhecer a metodologia, o conceito de práticas de gestão utilizadas no mundo todo, com a chancela de entidades como o Sebrae/PR, o Paraná Competitivo e a FNQ. Buscamos seguir as táticas e nossa expectativa era melhorar a performance do negócio”, diz.

O diretor e sócio-proprietário do Dom Sollievo Hotel, Luiz Geraldo Battezati, acredita que o prêmio é um reconhecimento pelas mudanças ocorridas na empresa, principalmente na estrutura administrativa. Segundo ele, foram aproximadamente oito meses de auditorias para que as remodelações pudessem ser feitas. “Identificamos as qualidades dos nossos colaboradores e aprendemos que é possível delegar funções”, diz, ao comentar que, hoje, o hotel conta com um quadro de 28 profissionais. A empresa, fundada há 12 anos em Telêmaco Borba, na região dos Campos Gerais, está sob nova direção há dois anos e meio e, conforme Battezati, toda a equipe está engajada no cumprimento de metas e objetivos.

Informações da Assessoria de Imprensa.

Contato
fone: (42) 3228-1919
+55 (42) 3228-1919
e-mail: contato@forwardquimica.com.br
Endereço
Av. José Carlos Gomes, N° 1200 | Distrito Industrial - CEP: 84043-730 Ponta Grossa / PR
CFW Agência de Internet